Especialização Avançada em Reinserção Social e Criminalidade


Descrição do Curso:


Descrição da Formação
Na Reinserção Social pretende-se analisar os fenómenos associados à reincidência na prática do crime, refletindo acerca do que é a experiência da reclusão, quer ao nível dos processos adaptativos, quer ao nível processos de rotulagem, enquanto obstáculos aos propósitos e projetos de reinserção social.
Esta formação visa estruturar os conhecimentos pertinentes e abrangentes do ponto de vista multidisciplinar dotando os formandos de conhecimentos atualizados no âmbito do conhecer e do saber fazer para melhor intervenção no domínio pré sentencial, sentencial e pós sentencial, capacitando a melhor atuação relativamente às medidas de execução de penas e às medidas privativas de liberdade. Dotar os formandos de ferramentas e conhecimentos profissionalizantes para a intervenção junto da população desviante do pré até ao pós reclusão para melhor intervenção, visando a reinserção do indivíduo.


Objetivos Gerais

- Transmitir conhecimentos gerais e específicos sobre os fenómenos desviantes e delinquentes potenciadores ao crime e à privação da liberdade, dotando os formandos de conhecimentos multidisciplinares sobre os principais fatores associados com o crime e com a reclusão, para que num segundo momento estejam capacitados para planificar um projeto de vida do indivíduo ex-recluso e ex-delinquente.

Objetivos Específicos

- Adotar conhecimentos específicos sobre os principais modelos explicadores da criminalidade e dos principais fatores de risco para o comportamento desviante/delinquente;
- Compreender a realidade prisional e as suas caraterísticas principais potenciadoras para o comportamento desviante;
- Conhecer a relação droga-crime e a suas tipologias principais;
- Entender a relação entre o comportamento delinquente e o consumo das substâncias;
- Assimilar a relação entre perturbações de personalidade e a potencialização do comportamento criminal;
- Capacitar os formandos da planificação do apoio e da reinserção como forma de apoio para a reabilitação.


Saiba mais em: s://www.institutocriap.com/formacao/especializacao-avancada-reinsercao-social-criminalidade


Contactos p/Informações e Inscrições:

contactos@criap.com