Conduzir e Operar com Trator em Segurança


Descrição do Curso:

A Autoridade para as Condições do Trabalho exige que a operação de máquinas e equipamentos de trabalho, com riscos específicos para a segurança e saúde dos trabalhadores, seja efetuada somente por operador especificamente habilitado para o efeito.
Nesse sentido, a ACT para além da habilitação legal exigida pelo Código da Estrada exige que os operadores de tratores e máquinas agrícolas ou florestais sejam detentores de formação habilitante, que deverá ser atendida em operações com máquinas e equipamentos, no interior das explorações, nomeadamente porque uma parte significativa destes operadores não sabe ler nem escrever ou, quando o sabe, apresenta níveis elevados de iliteracia ou desconhece os riscos da máquina e equipamento.
Assim, a formação habilitante pode assumir a forma de Licença de Condução (Categoria I e Categoria II ou III, em função da tipologia de máquina) ou Carta de Condução, complementada com a formação adequada para a operação com tratores e máquinas agrícolas ou florestais.
Este curso está devidamente certificado e homologado pela DRAP. No final do curso os formandos receberão um certificado de formação profissional homologado pela DRAP para poderem entregar no IMT e posterior averbamento na carta de condução.

Objetivos Pedagógicos:
- Atualizar os conhecimentos teóricos e práticos dos formandos na área da mecanização agrícola e condução de veículos agrícolas, designadamente sobre condução e operação de tratores em segurança tendo em vista a melhoria do seu desempenho.

Conteúdos Programáticos:
- Acidentes com tratores em Portugal-Características do Trator Agrícola
- Condução e prevenção rodoviária com veículos agrícolas – Código da Estrada, e Normas aplicáveis
- Veículo seguro – equipamento de segurança e proteção coletiva do trator
- Código do trabalho e normas aplicáveis
- Equipamento de proteção individual
- Conduzir e operar com o trator em segurança
- Conduzir o trator em condições perigosas e operar com órgãos ativos
- Intervenção técnico-pedagógica do formador

Destinatários: Maiores de 18 anos. Escolaridade mínima obrigatória, em função do ano do nascimento. Podem também ser aceites formandos que não cumpram a escolaridade mínima obrigatória. Assim, caso se justifique, pode ser efetuada “prova de verificação” sobre leitura, interpretação e escrita. Licença de condução de tipo B, C e D.
Contactos p/Informações e Inscrições:
Para mais informações, por favor contacte-nos através do 289 821 753 ou pelo nosso e-mail info@2siglas.com