ACOMPANHAMENTO AMBIENTAL DE OBRAS DE CONSTRUÇÃO


Descrição do Curso:

Apresentação
Apesar da crescente preocupação com a segurança e saúde em obra é igualmente importante garantir o acompanhamento ambiental das empreitadas. Através deste acompanhamento torna-se possível minimizar os impactes ambientais negativos decorrente do que são as atividades ligadas ao sector da construção.
O acompanhamento ambiental de obra visa planificar, controlar e verificar as ações necessárias e eficazes no âmbito da gestão ambiental possibilitando o cumprimento legal, o aperfeiçoamento permanente das atividades na obra e dos trabalhadores, a melhoria da eficácia e do desempenho, quer a nível da gestão ambiental quer da gestão global da obra e organização, integrando as exigências ambientais documentais e operacionais, no planeamento, direção e gestão da obra.

No final da formação os formandos serão capazes de integrar equipas de acompanhamento
ambiental de obras e debater os assuntos de natureza ambiental ligados à área da construção, relacionando-os com a legislação ambiental em vigor. Este curso habilitará os formandos a identificar os principais requisitos legais ambientais aplicáveis às empreitadas, detetar e minimizar os possíveis impactes ambientais numa obra de forma a garantir o enquadramento ambiental e desenvolver planos e medidas no sentido de evitar ou minimizar impactos ambientais adversos no meio envolvente.


Destinatários
Engenheiros civis, engenheiros de ambiente, técnicos de higiene e segurança no trabalho,
arquitetos, topógrafos, projetistas, diretores de obra e diretores de produção e ainda outros profissionais responsáveis pela gestão ambiental das empreitadas de construção, ou que pretendam vir a fazer carreira no sector ou ainda que pretendem alargar conhecimentos neste âmbito ou ainda para estudantes universitários que pretendem alargar conhecimentos na área da construção e desenvolver consciência ambiental para o sector da construção.

Programa
1. ACOMPANHAMENTO AMBIENTAL DE OBRAS DE CONSTRUÇÃO
1.1. Enquadramento legislativo e regulamentar relevante em matéria de legislação ambiental;
1.2. Aspetos Ambientais e respetivos impactes em obras de construção civil;
1.3. Elaboração e acompanhamento de Planos de Gestão Ambiental e Relatórios;
1.4. Sistemas de gestão ambiental;
1.5. Metodologia de realização de auditorias;
1.6. Planificação da formação no acompanhamento ambiental de obra;
1.7. Aplicação dos conhecimentos em casos práticos; i) Sistemas de gestão ambiental.
Contactos p/Informações e Inscrições: