Carga horária
90 horas
Enquadramento
Com a crescente importância da formação profissional em Portugal , torna-se crucial formar profissionais competentes. Garantir a qualidade da Formação de Formadores é garantir a qualidade da Formação Profissional. Por isso se explica a sua pertinência e especificidade (não se confundindo com outras áreas de formação de cariz técnico) e também a sua centralidade no sistema.
Assim, ser Formador implica um elevado grau de qualidade e profissionalismo, só possíveis após uma exigente formação profissional certificada pelo CCP (Certificado Competências Pedagógicas).
Objetivos
O Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores tem como objetivo fornecer aos formandos as capacidades adequadas para exercerem a actividade de formadores nas respectivas áreas profissionais para aquisição do Certificado de Competências Pedagógicas (ex-CAP, actual CCP).
Destinatários
Todos aqueles que pretendam adquirir o CCP (Certificado de Competências Pedagógicas) e ,de acordo com a portaria n.º 214/2011 de 30 de Maio, todos aqueles que :
Possuem mínimo do 9º ano de escolaridade.
Todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e aquisição de conhecimentos inerentes à função de Formador de Adultos.
Cada grupo de formação será composto, por um número mínimo de 12 formandos (volume determinado pelo IEFP).
De acordo com a legislação em vigor, encontra-se determinada uma escolaridade mínima obrigatória, em função do ano de nascimento do titular dessas habilitações.
Vantagens Profissionais
Saída profissional alternativa, além de exercer a sua profissão instruir os outros para virem a exercer no futuro
Empregabilidade : tornar-se num formador abre mais uma porta e possibilita um emprego na área da formação, em empresas e instituições nacionais
Realização pessoal
Profissão reconhecida
Enriquecimento pessoal
geral@inovsaber.com
https://www.incricoes.inovsaber.com